SEFIP: Disponível nova versão do aplicativo

Publicado por bmasistemas em

O Diário Oficial da União publicou nesta quarta-feira, 5, a Instrução Normativa 1922/2020 que aprova nova versão para o SEFIP e o manual da GFIP.

A versão 8.4 já foi disponibilizada. A atualização faz adaptações referentes à Reforma Trabalhista, Lei 13.467/2017 e MP 808/2017.

A Receita Federal recomenda desinstalar a versão SEFIP anterior e executar Script SEFIP antes da instalação. Contudo, é preciso gerar backup da base de dados antes da execução.

SEFIP 2020

De acordo com a norma, a nova versão do Sefip deverá ser utilizada para o preenchimento de GFIP a partir da competência de janeiro de 2020. Ambos já estão disponíveis no site da RFB e da Caixa Econômica Federal.

O texto estabelece que o Sefip pode ser utilizado para retificação ou entrega em atraso de GFIP relativas a competências a partir de janeiro de 1999.

Além disso, as GFIPs relativas às competências junho de 2007 a novembro de 2008 apresentadas sem a informação relativa ao código “CNAE Preponderante” também passam a ser válidas.

Produtor Rural

A Instrução Normativa também estabelece que o produtor rural pessoa física que contratar trabalhador rural por pequeno prazo, para o exercício de atividades de natureza temporária, deve informar os seguinte dados por meio do Sefip versão 8.4:

– no campo CATEGORIA: “01-Empregado”
– no campo CBO: “06210”;
– no campo “OCORRÊNCIA”.

Utilizar o código “05” quando o valor da contribuição devida pelo trabalhador, calculada mediante aplicação da alíquota de 8% (oito por cento) sobre a remuneração recebida, for diferente do valor apurado pelo Sefip com base na tabela de salário-de-contribuição;

E o código “06”, “07” ou “08”, de acordo com o tipo de exposição, se houver exposição do trabalhador a agentes nocivos.

A contribuição previdenciária devida pelo trabalhador deverá ser calculada pelo empregador, mediante aplicação da alíquota de 8% (oito por cento) sobre a remuneração por ele recebida, e deverá ser informada no campo “Valor Descontado do Segurado”.

 

Fonte: Contábeis

Categorias: Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function wp_is_recovery_mode() in /home/noticias.bmasistemas.com.br/public/wp-content/mu-plugins/wp-down-slack-alert-worker.php:900 Stack trace: #0 /home/noticias.bmasistemas.com.br/public/wp-includes/class-wp-hook.php(286): wpsda_notification_status_green('') #1 /home/noticias.bmasistemas.com.br/public/wp-includes/class-wp-hook.php(310): WP_Hook->apply_filters('', Array) #2 /home/noticias.bmasistemas.com.br/public/wp-includes/plugin.php(453): WP_Hook->do_action(Array) #3 /home/noticias.bmasistemas.com.br/public/wp-includes/general-template.php(2630): do_action('wp_footer') #4 /home/noticias.bmasistemas.com.br/public/wp-content/themes/hestia/footer.php(14): wp_footer() #5 /home/noticias.bmasistemas.com.br/public/wp-includes/template.php(688): require_once('/home/noticias....') #6 /home/noticias.bmasistemas.com.br/public/wp-includes/template.php(647): load_template('/home/noticias....', true) #7 /home/noticias.bmasistemas.com.br/public/wp-includes/general-template.php(76): loc in /home/noticias.bmasistemas.com.br/public/wp-content/mu-plugins/wp-down-slack-alert-worker.php on line 900